Data:09/11/2020 - Adriana Costa - Disciplina: Língua Portuguesa - Conteúdo: Atividades de Fixação Uso do porque... Transitividade verbal.
Olá pessoal! Hoje faremos atividades de revisão da gramática estudada, portanto, leiam com atenção e se tiverem dúvidas perguntem no grupo ok?
Atividades
Por que, quando descemos a serra, nosso ouvido tapa?
Dentro da orelha, temos uma membrana muito fina chamada tímpano. Quando descemos uma serra, ela é empurrada para o fundo devido ao aumento da pressão da atmosfera nos pontos mais baixos da Terra. Essa sensação desaparece logo porque no fundo da orelha há também um canal que se comunica com a faringe e o nariz. O ar entra por ele e empurra o tímpano no sentido contrário, ajudando a equilibrar a pressão. Para melhorar o desconforto, é bom mastigar ou engolir algo, pois esses movimentos ajudam a levar ar até esse canal.
Revista “Recreio”, ano 6, n. 274, p.5.
1 – Na passagem “Essa sensação desaparece logo porque no fundo da orelha há também um canal que se comunica com a faringe e o nariz.”, a palavra destacada introduz:
a) uma comparação
b) uma finalidade
c) uma conclusão
d) uma explicação
2 – Justifique o emprego da grafia “por que” no título do texto:
3 – No trecho “Para melhorar o desconforto, é bom mastigar ou engolir algo, pois esses movimentos ajudam a levar ar até esse canal.”, o termo grifado poderia ser substituído por:
a) porque
b) por que
c) porquê
d) por quê
Nas questões 4 e 5, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
4 – “Não sei o __________________ de o nosso ouvido tapar quando descemos a serra.”.
a) ( ) por que
b) ( ) porquê
c) ( ) porque
d) ( ) por quê
5 – “Para melhorar o desconforto gerado, é bom mastigar ou engolir algo.”. _______________?
a) ( ) Porque
b) ( ) Porquê
c) ( ) Por quê
d) ( ) Por que
6 - Leia com atenção as frases abaixo para assinalar a resposta correta.
1. O ser que é ser transforma tudo em flores.
2. Fica sereno, num sorriso justo.
3. Enquanto tudo em derredor oscila.
4. Quando rimos, rimos com o corpo.
Quanto à predicação dos verbos em destaque podemos dizer que:
a. ( ) os verbos transformar e ficar são transitivos.
b. ( ) os verbos ser, ficar e rir são de ligação.
c. ( ) os verbos oscilar e rir são intransitivos.
d. ( ) transformar e rir são transitivos diretos e indiretos.
7 - Identifique a predicação dos verbos destacados nas frases, de acordo com a classificação abaixo:
a. Intransitivo
b. Transitivo direto
c. Transitivo indireto
d. transitivo direto e indireto
e. De ligação
I. ( ) O animal obedece a seus instintos.
II. ( ) Os metais são úteis.
III. ( ) As crianças gritavam.
IV. ( ) Chamei um técnico.
V. ( ) Daremos o prêmio ao vencedor.
8 - No período: “Ivone andava depressa, parecia preocupada e não respondia às minhas perguntas” os verbos em destaque são, pela ordem:
a. ( ) transitivo direto – de ligação – transitivo indireto
b. ( ) intransitivo – de ligação – transitivo indireto
c. ( ) de ligação – intransitivo – transitivo direto e indireto
9 - Identifique a única alternativa cuja classificação da transitividade do verbo está incorreta:
a. ( ) Ela participou de uma série de festivais. ( transitivo indireto )
b. ( ) Neide apresentou-me a seus pais. ( transitivo direto e indireto)
c. ( ) A costureira pagou a conta? ( transitivo direto )
d. ( ) Pagou a conta à costureira? ( transitivo direto e indireto)
e. ( ) As feras rugiam em suas jaulas. ( transitivo indireto )
10 - Separe o sujeito do predicado nas orações abaixo:
a) Marina viajará brevemente.
Sujeito: ____________________________Predicado:__________________________
b) Luís e Fábio chegaram depressa.
Sujeito: _____________________________Predicado:_________________________
c) O professor e os alunos participaram da competição.
Sujeito: _______________________Predicado: _________________________
Agora faremos a leitura do final do livro literário escolhido, A ESCRAVA ISAURA, leiam com atenção e responda ao que se pede.
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