ESCOLA MUNICIPAL AYRTON SENNA DA SILVA - AVENIDA SÃO BENEDITO Nº 900, SETOR JARDIM FREI WALTER - PONTALINA-GO / REANP - REGIME ESPECIAL DE AULAS NÃO PRESENCIAIS / 2020
Data: 28/08/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: História - Conteúdo: O Tratado de Comércio e a Navegação com a Inglaterra
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Bom dia, queridos alunos! Continuando com nossos estudos hoje, estudaremos sobre o Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra.
Em 1807, não suportando as pressões do governo de Napoleão Bonaparte, D. João VI decide traçar um plano de fuga que transferir a Família Real Portuguesa para o Brasil. Para que tal ação fosse assegurada, o acuado monarca lusitano recorreu à Inglaterra para que esta fornecesse navios que escoltassem a viagem que atravessaria o Atlântico. Além de participar da transferência, os ingleses também se comprometeram a dispor de suas tropas para combater os exércitos franceses que invadiriam Portugal.
De fato, toda essa solicitude manifestada aos lusitanos não aconteceria de forma gratuita. A ajuda da Inglaterra foi somente obtida à custa de um compromisso no qual D. João VI garantia realizar a abertura dos portos brasileiros para nações estrangeiras. Essa medida era de grande interesse para Inglaterra, que pretendia promover a rápida dominação do mercado consumidor brasileiro. Não por acaso, algumas medidas já foram tomadas assim que a Família Real chega ao Brasil.
Em 28 de janeiro de 1808, ano que marca a chegada de Dom João VI, já é oficializado um primeiro decreto em que os portos brasileiros estariam autorizados a receber os navios das “nações amigas”. Logo em seguida, no primeiro dia do mês de abril, um novo documento estabeleceu que o alvará de 5 de janeiro de 1785, que determinava a proibição de manufaturas no Brasil, fosse anulado. Com isso, os comerciantes brasileiros poderiam instalar indústrias no país.
Apesar de benéfica, essa ação não viabilizou o desenvolvimento concreto da atividade industrial. A Inglaterra, já nessa época, iniciou a dominação do mercado consumidor brasileiro com uma enxurrada de produtos. Com isso, seria praticamente impossível que algum mercador ou comerciante local tivesse interesse ou condições de dispor investimentos que pudessem competir com a qualidade e o preço das mercadorias britânicas.
Para sacramentar essa mudança no cenário econômico brasileiro, autoridades portuguesas e lusitanas realizaram, em 1810, a assinatura do “Treaty of Cooperation and Friendship” (Tratado de Cooperação e Amizade). Esse acordo confirmou a liberação dos portos brasileiros para as demais nações do mundo. Sob o ponto de vista histórico, a assinatura desse termo simbolizava a vitória da doutrina econômica liberal sobre as antigas diretrizes do mercantilismo.
A vantagem obtida pelos ingleses nesse acordo ficava claramente percebida nas alíquotas alfandegárias que foram determinadas. Segundo o documento, os ingleses pagariam 15% de imposto sobre as mercadorias que desembarcassem nos portos brasileiros. Em contrapartida, os navios portugueses se submeteriam ao valor de 16% de imposto e as outras nações estrangeiras ficariam com um tributo de 24%. Estava assim garantida a hegemonia britânica sobre a economia tupiniquim.
Outro ponto bastante polêmico desse tratado também discutia a relação jurídica entre portugueses e ingleses. Pelo documento, qualquer inglês que fosse incriminado em terras portuguesas só poderia ser julgado sob a presença de uma autoridade britânica e com base nas leis de seu país de origem. Em contrapartida, se um português fosse acusado em terras inglesas, teria de confiar nas diretrizes e autoridades da própria justiça inglesa.
Os reflexos desse tratado foram bastante distintos de acordo com os interesses de cada uma das nações a serem consideradas. Para o Brasil, a abertura dinamizou a economia, estabeleceu o acesso a novas mercadorias e diminuiu o custo de vida. Para os portugueses, essa decisão representava o fim dos amplos lucros obtidos com a sua mais lucrativa colônia. Por fim, aos ingleses, essa seria uma importante conquista econômica que garantiu o incremento de sua receita.
ATIVIDADES
1.Como e porque ocorreu o acordo de Portugal com a Inglaterra? _________________________________________________
2.Quais foram as vantagem que a Inglaterra conseguiu por fazer o acordo com os portugueses?
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3.Como fica a situação do Brasil com a abertura dos portos com os ingleses? _________________________________________________
Copiem as atividades e enviem as fotos para o privado, fiquem com Deus e até a próxima aula.
Escola Municipal Ayrton Senna da Silva Nome:__________________________________________Série: 8º ano B Profª: Nilda Rodrigues dos S. Lima Data: 25/11/2020 Conteúdo: Relative Pronouns - Atividade de fixação CORREÇÃO DAS ATIVIDADES 01. Decide if the following sentences are true (T) or false (F) according to the text. (Decida se as seguintes sentenças são verdadeiras (T) ou falsas (F) de acordo com o texto.) a) ( F ) “District 9” is a comedy. – “Distrito 9 ”é uma comédia b) ( T ) “District 9” was inspired by events that took place in Cape Town during the Apartheid era. _ “Distrito 9” foi inspirado em eventos que aconteceram na Cidade do Cabo durante a era do Apartheid. _ c) ( T ) Na frase “Inspired by events that took place in District Six in Cape Town”, a palavra THAT se refere à palavra EVENTS e é um pronome relativo. - Na frase “Inspirado em acontecimentos ocorridos no Distrito Seis da Cidade do Cabo”, a palavra que se
Escola Municipal Ayrton Senna da Silva Nome:__________________________________________Série: 8º ano B Profª: Nilda Rodrigues dos S. Lima Data: 21/10/2020 Conteúdo: Prefixes and suffixes Prefixes and suffixes PREFIX MEANING EXAMPLE SUFFIX MEANING EXAMPLE UN not, reversal of uncover -ED in the past; quality, state; Walked I am bored. RE again; back review -ING doing something; quality, state Walking The film is boring. PRE before preschool -ER / - OR one who; action; compares Teacher Dishonor bigger MIS wrong mistaken -ABLE / - IBLE able to be reversible OVER too much oversleep -FUL full at careful DIS Not; opposite of dishonest -LESS without careless Let’s do some activities! 01. Leia a tabela e copie todos os exemplos de formação de palavras. a) Prefixes uncover review b) Suffixes walked I am bored. 02. Explique o processo de formação das palavras ENDLESS e REDISCOVER e, em seguida, identifique o significado do prefixo
Bom dia, queridos alunos! Chegamos a nossa última aula online, hoje estudaremos a Revolta dos Malês, ocorrida na Bahia - Salvador no período regencial. REVOLTA DOS MALÊS Revolta dos Malês é conhecida por ter sido a maior revolta de escravos da história brasileira, mobilizando 600 africanos escravizados que lutaram pela sua liberdade. A escravidão foi uma instituição que existiu no Brasil durante mais de 300 anos, e indígenas , africanos e seus descendentes foram escravizados ao longo desse período. A história da escravização é também a história das fugas , das lutas , isto é, da resistência em geral daqueles que foram escravizados. O Brasil foi o país que recebeu o maior número de africanos escravizados: quase cinco milhões . Isso significa que, ao longo dos séculos, a resistência contra a escravidão manifestou-se de diversas maneiras, e locais como o Quilombo dos Palmares foram transformados em um dos grandes símbolos de luta. As revoltas de escravos também foram uma da
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