Data: 24/08/2020 - Professora: Adriana Costa - Disciplina: Língua portuguesa - Conteúdo: Regência verbal e leitura literária.
Bom dia! Caros alunos, como vocês já foram orientados hoje teremos aulas de gramática e livro literário,portanto fiquem atentos as orientações para hoje,leiam com atenção os enunciados antes de cada atividade e sobretudo enviem as tarefas com cabeçalho completo e letra legível!
https://youtu.be/271ey1uaP5c
Gramática
Regência verbal
A regência entre os termos que compõem as orações ocorre quando um termo (regente) apresenta sentido incompleto e necessita de outro termo (regido) que funciona como seu complemento.
A regência verbal indica a relação que um verbo (termo regente) estabelece com seu complemento (termo regido) através do uso ou não de uma preposição. Nesse caso, os termos regidos são o objeto direto (complemento sem preposição) e o objeto indireto ( complemento preposicionado).
Veja:
👇 👇 👇
verbo / objeto direto / objeto indireto
Se um verbo precisa de um complemento, é chamado verbo transitivo, podendo ser classificado em transitivo direto, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto (bitransitivo).
O verbo transitivo direto se completa com o objeto direto que se liga a ele sem o auxílio de preposição. Observe:
👇 👇
verbo transitivo direto / objeto
O verbo transitivo indireto é acompanhado de um complemento que se liga a ele com o auxílio de preposição, o objeto indireto.
Veja:
👇 👇 👇
verbo transitivo indireto / preposição/ objeto indireto
O verbo transitivo direto e indireto ou bitransitivo é acompanhado de dois complementos: um que se liga a ele sem o auxílio de preposição e o outro que vem acompanhado de preposição. Nesse caso, haverá também dois complementos verbais: um objeto direto e um objeto indireto.
Veja:
👇 👇 👇
verbo/ objeto indireto /objeto direto
Se um verbo não precisa de um complemento para transmitir uma informação completa, é chamado verbo intransitivo.
Observe:
👇
verbo intransitivo
Comentários
Postar um comentário