Data:08/06/2020-Professora:Adriana Costa-Disciplina:Língua Portuguesa-Conteúdo:Atividade diagnóstica

Olá, prezados alunos e alunas!É com alegria que acolhemos vocês em mais um dia de estudo e para que nossa aula seja organizada,rica, efetiva, e muito agradável precisamos da contrapartida de vocês,de maneira atenciosa, lendo, interpretando e sobretudo resolvendo as atividades,de forma legível,com cabeçalho completo e muito esmero.Hoje faremos uma recapitulação dos exercícios anteriores.                           

       Atividades Diagnóstica   

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia, com muita atenção, o poema abaixo:

Lembranças do mundo antigo
Carlos Drummond de Andrade
Clara passeava no jardim com as crianças.
O céu era verde sobre o gramado,
a água era dourada sob as pontes, outros elementos eram azuis, róseos e alaranjados.
O guarda-civil sorria, passavam bicicletas,...
A menina pisava a relva para pegar um pássaro...

O mundo inteiro, a Alemanha, a China,
tudo era tranquilo em redor de Clara.

As crianças olhavam o céu!
Não era proibido.
A boca, o nariz, os olhos estavam abertos!
Não havia perigos.
Os perigos que Clara temia eram
a gripe, o calor, os insetos...
Clara tinha medo de perder o bonde das 11 horas,
esperava cartas que custavam a chegar,
Nem sempre podia usar vestido novo.
Mas passeava no jardim pela manha!!!
Havia jardins, havia manhãs, naquele tempo!!!

(ANDRADE, Carlos Drummond de. Lembranças do mundo antigo. In: ___ Sentimento do Mundo, 1940.)

Agora, responda:

1. De acordo com o poema, como era o mundo em que Clara vivia?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. O que podemos interpretar da passagem “Mas passeava no jardim pela manhã”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____-___
3. A partir da descrição, no poema, de um mundo que ficou apenas na lembrança, como podemos caracterizar o “novo” mundo marcado por diferentes transformações?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Observe estes verbos retirados do poema:

passeava    era    sorria    pisava   olhavam   estavam  temia   tinha   custavam   havia

Em que tempo verbal eles foram empregados? Com qual objetivo? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Leia este trecho de um poema de Cassiano Ricardo.

COMPETIÇÃO
         
O mar é belo.
Muito mais belo é ver um barco
no mar.

O pássaro é belo.
Muito mais belo é hoje o homem
voar.

A lua é bela.
Muito mais bela é uma viagem
lunar.


Belo é o abismo.
Muito mais belo é o arco da ponte
no a
A onda é bela.
Muito mais bela é uma mulher
nadar.
[...]

O poema apresenta uma estrutura que se repete: cada estrofe têm três versos, sendo o primeiro sempre uma oração.
5) O sujeito da primeira oração do primeiro verso é:
a) (     ) O pássaro
b) (     ) A lua
c) (     ) O mar
d) (     ) O abismo

6) Qual é o predicado da oração “Belo é o abismo”?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7) Na oração “Muito mais bela é uma mulher” temos:
a) (     ) um verbo de ligação
b) (     ) um verbo transitivo
c) (     ) um verbo intransitivo

Leia a tira para responder as questões de 8 a 10:
No 1º e no 2º quadrinhos da tira:
8) Quais são as duas frases em que o adulto faz um questionamento ao jovem no 1º e 2º quadrinhos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Que sinal de pontuação foi usado nessas falas? Por que foi utilizado esse sinal de pontuação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Assinale a alternativa que completa corretamente a oração abaixo:
Fomos ao _________________________ comprar um _________________________ para os _________________________.
a) (     ) híper mercado, porta-retrato, recém casados.
b) (     ) hipermercado, porta retrato, recém-casados.
c) (     ) hipermercado, porta-retrato, recém-casados.
d) (     ) híper-mercado, porta-retrato, recém casados.























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Data: 25/11/2020 – Professora: Nilda Rodrigues dos Santos Lima - Disciplina: Língua Inglesa – Conteúdo: Correção das Atividades do dia 25.11.2020.

Data: 21/10/2020 – Professora: Nilda Rodrigues dos Santos Lima - Disciplina: Língua Inglesa – Conteúdo: Correção das Atividades do Prefixes and suffixes.

Data:27/11/2020 - Professora: Gilda Mendes - Disciplina: História - Conteúdo: Revolta dos Malês