Data:28/05/2020-Professora:Fabiana Rodrigues-Disciplina:Arte-Conteúdo:A Origem do Pontilhismo,Pintura com a técnica do pontilhismo
Olá, prezados alunos e alunas!É com alegria que acolhemos vocês em mais um dia de estudo e para que nossa aula seja organizada,rica, efetiva, e muito agradável precisamos da contrapartida de vocês,de maneira atenciosa, lendo, interpretando e sobretudo tirando as dúvidas se as tiver.
Leia e copie o texto abaixo em seu caderno de arte, com cabeçalho e letra legível!
O “Pontilhismo” (do francês pointillisme) foi uma técnica de pintura criada na França em meados de 1880. Nela, a decomposição tonal é obtida a partir de pinceladas diminutas.
Esse movimento ficou também conhecido como punctilhismo, cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.
O Pontilhismo está centrado no modo como se produz a cor com o pincel, num modelo pictórico de natureza matemática no qual as cores são justapostas (e não mescladas).
Origem do movimento
As pesquisas científicas na área óptica marcaram este movimento, sobretudo as de Michel Eugène Chevreul (1786-1889). Ele publicou em 1839 um estudo acerca da lei das cores complementares intitulado “Da lei do contraste simultâneo das cores”.
Também contribuíram muito as análises de Hermann von Helmholtz (1821-1894) sobre a teoria da visão colorida tricromática (1878).
Por fim, vale ressaltar que o pontilhismo foi o precursor das técnicas de pixelização e separação cromática para televisão.
Atividade
Assista ao vídeo com atenção e em seguida faça seu desenho livre usando a técnica de pintura do Pontilhismo
Comentários
Postar um comentário