Data:25/05/2020-Professora:Adriana Costa-Disciplina:Língua Portuguesa-Conteúdo:Interpretação de texto,Sonais de pontuação ,Produção de texto:reportagem
Bom dia! Sejam bem-vindos,bem-vindas!Com a graça de Deus iniciamos mais uma semana de aulas REANP que assim como as outras semanas que passaram esta seja abençoada e que todos nós tenhamos consciência de nossos direitos e deveres e lembrar sempre que meu direito termina aonde começa o do próximo.
Leiam os textos com atenção,assista ao vídeo,desenvolva as atividades com capricho e letra legível e postem no número particular do professor!
Leiam os textos com atenção,assista ao vídeo,desenvolva as atividades com capricho e letra legível e postem no número particular do professor!
8º
ano
Interpretação
de Texto
Irapuru:
o canto que encanta
Certo
jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua
tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe então o nome de
Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu
amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo
dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
Saindo
a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma
árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá,
desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré,
sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio.
Não podendo encontrar a paz, pediu ajuda ao deus Tupã. Este, então,
transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa
beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta para alegrar
a alma de Mainá.
O
cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos
os seres da natureza.
SILVA, Waldemar de Andrade e. Lendas e mitos dos índios
brasileiros.
São Paulo FTD,1999.
|
1) Podemos dizer que o objetivo dessa
história é explicar a origem de algo. Justifique essa afirmativa.
2) O final da história surpreende o leitor
com um desfecho trágico. Releia o penúltimo parágrafo e relate o que aconteceu,
mencionando os fatos principais.
3) Compare
a linguagem que você usou para escrever a resposta anterior com a linguagem da
lenda.
a)
Qual das duas é mais poética?
b) Qual delas provocaria mais emoção no
leitor?
Gramática
Ponto-final
(.)
É empregado para encerrar o período e nas
abreviaturas.
Ponto
e vírgula (;)
· Separa
orações de um período longo em que já existam vírgulas.
· Separa
os itens de enunciados, leis, decretos, considerandos, regulamentos.
Vírgula
(,)
· Separa
elementos de uma enumeração.
· Separa
vocativos e apostos.
· Separa
orações intercaladas.
· Separa
adjuntos adverbiais no início ou no meio da frase.
· Indica
elipse do verbo, isto é, supressão de um verbo subentendido.
· Separa
expressões explicativas.
· Nas
datas, separa o nome do lugar.
Aspas
(“ ”)
· Destacam
palavras ou expressões, palavras estrangeiras ou gírias, artigos de jornais ou
revistas, títulos de poemas.
· Antes
e depois de citações ou transcrições textuais.
· Indicam
a fala de uma pessoa (em substituição ao travessão, no discurso direto).
Dois-pontos
(:)
Empregados antes de enumerações,
exemplificações, citações, fala direta, declaração de outra pessoa e orações
apositivas.
Ponto
de interrogação (?)
Indica pergunta direta. Se associado ao ponto
de exclamação, indica uma pergunta admirada.
Ponto
de exclamação (!)
Indica surpresa, espanto, admiração, ordem.
Travessão
(—)
É empregado para indicar o discurso direto
nos diálogos, para isolar palavras ou frases e para estacar uma parte de um
enunciado. O travessão pode, às vezes, substituir a vírgula ou os parênteses.
Reticências
(...)
Indicam interrupção do pensamento, dúvida,
hesitação ou sugestão.
Parênteses
( )
Intercalam palavras e expressões de explicação
ou comentário.
1) Escreva o nome de cada sinal de pontuação
destacado e explique sua função nos trechos a seguir.
a)
No
Brasil,
o cordel surgiu na segunda metade do século XIX e expandiu-se da Bahia ao
Pará,
antes de alcançar outros Estados.
|
b)
Os folhetos, vendidos nas feiras,
tornaram-se a principal fonte de divertimento e informação para a
população...
|
c)
“Poetas, declamadores, editores, ilustradores,
desenhistas, artistas plásticos, xilogravadores, e folheteiros, como são conhecidos
os vendedores de livros, já podem comemorar, pois agora a literatura de
cordel é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro”, anunciou o órgão, em reunião...
|
d)
...Meu
pai,
agricultor muito pobre, era possuído de uma pequena parte de terra...
|
2) Releia estes versos:
Acordei de madrugada
e comecei a fazer risco...
Pedi licença ao poeta,
meu mestre Antonio Francisco,
E puxei pela memória
para escrever essa história
que chegou como um corisco:
|
Responda;
a) Com que intenção as reticências foram
empregadas no segundo verso dessa estrofe?
b) E com que intenção os dois-pontos foram
empregados?
Produção
de Texto
Tema
central: Reportagem: valores sociais.
Introdução: “A
palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para
constituí-lo, defini-lo, categorizá-lo. Identidades não são, pois, fixas, mas
construídas nas e pelas relações que estabelecemos com o mundo. É a forma com
que os outros me olham, me significam e como estabeleço relação com estes
processos sociais, que me constituem como sujeito. A construção de identidades
está, assim, relacionada com o lugar de onde vemos, submetida àquele que vê,
que ouve, que assiste, que lê. É também de igual importância neste processo
aquilo que se mostra, sobre o qual se narra, se escreve.”
É
pensando no quão valiosa é a palavra e o quanto uma verdade pode ser
reconstruída nos meios midiáticos, que será proposta uma produção de texto no
gênero reportagem. O tema gerador para a escrita dessa reportagem será “Valores humanos: tão caros, tão
necessários!”
Procedimentos
Vídeo
Assista
ao belíssimo vídeo produzido em Portugal sobre o valor da honestidade: o que
você faria se encontrasse uma carteira perdida antes de uma final de
campeonato? Você a devolveria ou não? E se dentro dessa carteira tivesse as
referências do dono, como um fanático torcedor do seu time rival? O que você
faria? Veja o vídeo...
Assuntos
sugeridos para a escrita da sua reportagem: “O valor da honestidade”, “Ser
honesto no Brasil”, “Os limites do outro”...
Comentários
Postar um comentário