Data:27/04/2020-Professora:Adriana Costa -Disciplina:Língua Portuguesa-Conteúdo:Interpretação texto,Atividades de fixação(tipos de predicados,produção de texto: gênero poema
Bom diaaaa,hoje estamos iniciando a quarta semana com as aulas a distância.Espero encontrá-los firmes e fortes para que possamos desenvolver um bom trabalho juntos.Leia o texto abaixo e com atenção faça a interpretação no caderno com cabeçalho e letra legível! Língua Portuguesa — 8º ano
Ainda no caderno de língua portuguesa copie responda as atividades de fixação .
Interpretação de
Texto
Mascarados
Saiu o Semeador a
semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou
ainda
com as mãos cheias
de sementes.
Ele semeava
tranquilo
sem pensar na
colheita
porque muito tinha
colhido
do que outros
semearam.
Jovem, seja você
esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da
Justiça.
CORALINA, Cora. Mascarados.
Acesso em: <https: //bit.ly/2B2g7XN>.
Acesso em: 29 set. 2018.
1) O
poema de Cora Coralina apresenta uma ação que aparece em todo o texto. Que ação
é essa?
____________________________________________________________________________
2) Transcreva
o poema, organizando-o em três partes:
1ª parte
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
2ª parte
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
3ª
parte
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
|
a)
Agora, copie as palavras e expressões a seguir, associando-as a cada uma das
partes do poema.
ação
esperança
trabalho
obra inacabada
senso de
coletividade
perseverança
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b) Que
outras palavras ou expressões podem ser associadas a cada parte do poema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Releia
estes versos:
[...]
e a noite o apanhou ainda
com
as mãos cheias de sementes.
|
a)
No trecho destacado, a autora personifica o substantivo noite, ou seja,
empresta a esse substantivo uma ação atribuída a pessoas, uma ação humana. Como
se dá nessa frase a personificação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
4) Leia
a informação do quadro a seguir:
Figuras
de linguagem são recursos estilísticos utilizados na linguagem
oral e escrita que aumentam a expressividade da mensagem. Os recursos
estilísticos podem ser de ordem sintática, sonora ou de sentido, e o autor os
utiliza para se expressar com elegância, arte e estilo.
A personificação ou prosopopeia
constitui-se de uma figura de linguagem caracterizada pela atribuição de
características próprias de seres humanos a seres inanimados.
A aliteração constitui-se de uma figura de linguagem caracterizada
pela repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes, normalmente no
início das palavras que compõem versos ou frases, mas que também pode estar
no meio ou no fim.
Metáfora
é uma constitui-se de uma figura de linguagem e também recurso expressivo que
transfere o sentido literal, próprio de uma palavra, para um sentido
conotativo, figurado, por meio de comparação sem utilizar os termos que
caracterizam uma comparação. Nesse caso, a palavra é utilizada com a intenção
de que um sentido implícito se manifeste e conduza à interpretação do que
está sendo dito.
|
Gramática
O adolescente
A
vida é tão bela que chega a dar medo.
Não
o medo que paralisa e gela,
estátua súbita, mas
esse
medo fascinante e fremente
de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta.
Medo
que ofusca: luz!
Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo velho como o mundo:
Adolescente,
olha! A vida é nova…
A vida é nova e anda nua — vestida apenas com teu desejo!
QUINTANA,
Mário. Nariz de vidro. São Paulo: Moderna, 1984.
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GLOSSÁRIO
Fremente:
agitado; cheio de emoção.
Súbita:
inesperada, rápida.
1)
Descreva a estrutura do poema, considerando:
a) a
quantidade de versos;
b) a
quantidade de estrofes;
c)
as rimas.
2)
Releia os versos a seguir:
esse
medo fascinante e fremente de curiosidade que faz
o jovem felino seguir para a frente farejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta. |
a)
Algumas palavras provocam nossa imaginação e nos fazem recordar algo, alguém ou
uma situação vivida. Do que a palavra vento
faz você lembrar? E a palavra gruta?
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b)
Em sua opinião, quais dos termos a seguir podem ser associados às palavras vento e gruta no contexto em que foram utilizadas no poema? Justifique suas
escolhas.
aventura futuro medo
mundo
novidade
|
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
c)
Localize, nesses versos, palavras utilizadas de modo figurado. Essas palavras
se referem a que tipo de ser?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) A
partir dessa utilização, a que o adolescente é comparado, de maneira figurada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
e)
Você concorda com a comparação proposta pelo poeta? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
3)
Que figura de linguagem podemos identificar nos versos a seguir? Explique.
Cumplicemente,
as folhas contam-te um segredo velho como o mundo: |
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
4)
Releia este verso.
as
folhas contam-te um segredo
velho
como o mundo:
|
a)
Que tipo de predicado temos nesses versos?
____________________________________________________________________________
b)
Qual é o núcleo desse predicado?
____________________________________________________________________________
5)
Transcreva do poema um verso cujo predicado seja nominal.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
Transforme as duas orações de cada item em uma única oração cujo predicado seja
verbo-nominal, fazendo as adaptações necessárias. Veja o exemplo:
I.
Os jovens lutam por seus ideais.
II.
Os jovens são obstinados.
Os
jovens lutam por seus ideais obstinados
|
a)
I. As sementes dos adolescentes germinaram.
II. As sementes dos adolescentes estavam
cheias de vivacidade e entusiasmo.
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b)
I. A tecnologia estava acessível.
II. A tecnologia chegou aos lares.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Terminando as atividades assista ao vídeo e copie no caderno de produção a estrutura do gênero poema.
https://youtu.be/fQn3wdXsUGs
Características do poema
Produção de Texto: Estrutura do poema
Soneto
é o nome dado a um poema de forma fixa, que possui quatro estrofes: as duas
primeiras são denominadas quartetos
ou quadras (estrofes de quatro
versos) e as duas últimas, tercetos
(estrofes de três versos).
As quadras ou quadrinhas
são estruturas literárias utilizadas com frequência na divulgação da cultura
popular. Veja esta quadra, bastante conhecida, e observe como todos os versos
foram construídos com sete sílabas, também chamados heptassílabos ou redondilhas
maiores.
Sete e sete são catorze
Com mais sete vinte e um
Tenho sete namorados
Mas eu gosto só de um.
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As rimas de um poema podem ser classificadas em internas ou externas. Rima interna é aquela que acontece
dentro do verso. Rima externa é a
que acontece no final do verso.
Chamamos emparelhadas as rimas que se sucedem duas a duas (AABB); opostas as que se opõem (ABBA); alternadas as que se alternam (ABAB);
e mistas as que apresentam outros
tipos de combinações.
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Como já vimos, poesia é tudo aquilo que evoca o sentimento do belo e é
comovente. Portanto, a poesia está presente não só nos poemas, mas em
pinturas, fotografias e na própria vida.
Chamamos poema o texto poético escrito em versos. Cada linha do poema
corresponde a um verso, e ao
conjunto de versos damos o nome de estrofe.
Os poemas podem ou não ter rimas.
O autor de poemas é chamado poeta. A voz que fala no poema é a do
eu poético, que é uma criação do
autor.
Ao escrever poemas, o poeta procura
utilizar palavras e expressões de modo original e surpreendente.
Em geral, emprega a linguagem
figurada, o que pode gerar diferentes interpretações daquilo que os poemas
expressam. A forma, a sonoridade e o ritmo são recursos explorados pelos poetas na construção de
sentidos.
A intenção de um poema pode ser a de
emocionar o leitor, propor uma reflexão ou apresentar os sentimentos, as
ideias e as emoções do poeta diante de situações da vida.
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